A Mágica da Solução


Não há um dia sequer que não ceda lugar à noite. Isso é realidade, é irrefutável, não é mesmo?
E o que fazemos quando achamos que não podemos mudar alguma coisa?
Bem, responder a essa pergunta é uma das nossas grandes missões como seres em evolução. Foi nessa tentativa que alguém, há muito tempo, criou o famoso ditado “se não pode vencê-los, junte-se a eles”.

Por um lado, o mundo corporativo tem demonstrado, através da fusão de grandes empresas, que isso é a mais pura verdade. Porém, como aplicá-lo na mesma medida quando o assunto é, por exemplo, o combate à criminalidade? Já imaginou se o secretário de segurança pública sugerisse: “devido ao constante aumento da criminalidade no país e a impossibilidade de extingui-la da sociedade, determinamos que, à partir de hoje, todos os cidadãos se tornem criminosos”?
Por aí, chegamos à conclusão de que, nesse caso, de fato, o dito popular cai por terra.

Isso mostra que uma determinada fórmula, ainda que baseada em alguma verdade, pode não ter adequação satisfatória em todos as situações. É como pegar a receita médica que fez bem ao seu amigo e tomá-la para si, esperando o mesmo resultado. O efeito pode ser catastrófico.

Mas, algo pronto faz parecer que há um ganho de tempo. E compra-se a idéia, no mínimo, por puro comodismo: “Resultado máximo com esforço zero!”. Possibilidade tentadora. Parece propaganda daquelas parafernálias de ginástica induzida.
Pensando estar, enfim, livres da necessidade do esforço físico e intelectual, as pessoas consideram obsoleto o raciocínio profundo para se chegar a uma solução apropriada, sob medida para atender sua demanda.
A conquista da “fórmula mágica” parece anunciar que “os seus problemas acabaram!”.

Eles acabam, de fato, quando você encara a situação, passa a se concentrar nos seus objetivos, e em como adequá-los à realidade, certificando-se antes, de como ela se apresenta, em profundidade. Por não ser capaz de voar por si, o homem criou o avião, não realizou um implante de asas extraídas de um pássaro. E conseguiu o que queria.
O imutável é o estímulo que precisamos para exercitar simultaneamente a resignação e a criatividade regadas a generosas doses de raciocínio, foco e convicção.

Para os adeptos dos contos-de-fadas uma boa notícia: o pó de pir-lim-pim-pim existe e está ao seu alcance. Ele começa a agir através da sua determinação em traçar estratégias, e atitude para colocar seus planos em prática. Com firmeza de propósito e dedicação, você conseguirá alinhar todas as suas idéias e reunir os elementos necessários para alcançar seus objetivos, ainda que isso não pareça provável para muitos.
O sucesso e a paz interior que você tanto almeja podem ser conquistados antes mesmo do que você imagina. Mas, não se iluda, vai dar trabalho. O bom é que através dele podemos mudar muita coisa, até mesmo aquelas que parecem ser imutáveis.

Sócrates disse que “o que faz o homem envelhecer é a ociosidade, não o trabalho”. Baseados nesse pensamento, vemos que, além de tudo, o trabalho pode ter a capacidade de realizar um dos mais antigos desejos do homem: o de encontrar a fonte da juventude.
Quem disse que a Fórmula Mágica não existe?
Com o uso dela, inclusive, teria sido possível se dar conta de que, na verdade, nos pólos da terra, o sol cede lugar à noite somente a cada 6 meses, nos equinócios.


Delphis Fonseca
DelphisFonseca.blogspot.com